Você conhece o modelo de rotas expressas para transporte escolar?

Utilizado em escolas dos Estados Unidos e Europa, este modelo agiliza o percurso dos estudantes e melhora o trânsito das cidades. De acordo com a logística de cada itinerário, a rota é traçada com base nas principais vias dos bairros evitando o entra-e-sai em ruas secundárias. Ao longo do trajeto são estipulados alguns pontos para embarque e desembarque dos alunos, estimulando o jovem a uma caminhada de poucos minutos ao encontro dos companheiros de viagem.

Além de incentivar o senso de coletividade dos alunos, reduz o tempo no trânsito e das paradas do ônibus. Essa prática possibilita transportar um número maior de passageiros com tarifas menores.

Desde o final da década de 90 utilizamos esse modelo transportando com a mesma dedicação alunos da Rocinha para a Escola Municipal Pedro Ernesto, na Lagoa. Por conta da geografia da região o transporte percorre a via principal, com paradas em pontos predeterminados. Pensando em soluções práticas e conscientes para a nossa sociedade, buscamos implementar rotas expressas em todas as escolas que atendemos. Desta forma estimulamos o conceito que, além de sustentável para a cidade, desperta a independência e senso de responsabilidade da criança. No Rio de Janeiro já existem grandes instituições que utilizam esse recurso.

0 respostas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sua opinião é importante para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *