Viajando com crianças – Documentação de viagem


Ao pensar em uma viagem com crianças, nós pais, somos invadidos por uma série de dúvidas: o que não pode faltar na mala? Será que o hotel serve papinha? Será que no destino consigo alugar carrinho? O que tem de divertido para crianças no local?

Normalmente não nos preocupamos imediatamente com a documentação necessária para a viagem e isso pode gerar uma grande confusão no dia das suas tão sonhadas férias.

Para não cair em uma cilada, aqui vão algumas dicas para sua viagem:

Viagem internacional:Menores de 18 anos, quando desacompanhado dos pais, devem ter uma autorização específica de viagem. Isso vale também para quando o menor estiver acompanhado apenas de um dos pais, neste caso deve ter a autorização do responsável que não está acompanhando a viagem. O modelo da autorização, juntamente com uma cartilha de explicações, você pode consultar aqui: 

www.cnj.jus.br/images/programas/viagemaoexterior/cartilha%20viagem%20de%20menor%20ao%20exterior%20v2.pdf

Já é possível também, os pais naturais, no ato da emissão do passaporte deixar autorizado a viagem do menor desacompanhado e ou na presença de um dos genitores. Consulte a Policia Federal para mais informações 

www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte

Viagem pelo Brasil:Via de regra, para viajar com uma criança menor de 12 anos, além do documento original de identificação dela, é necessário comprovar através deste o parentesco com o acompanhante. No site da GOL linhas aéreas, por exemplo, está muito bem explicado e exemplificado. Veja em:  

www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/viagem-com-criancas-e-bebes

Além da burocracia para entrar em um avião, os responsáveis devem se preocupar também com o hotel. Geralmente é solicitado documento original da criança e caso ele não esteja acompanhado dos pais, uma autorização dos pais deve ser expedida para o responsável que estará com o menor durante a estadia.Não se deve esquecer de eventuais vistos de entrada e das vacinas. Por exemplo, a vacina contra febre amarela é requerida por vários países como requisito de entrada. Consulte o consulado do país que irá visitar. Uma ferramenta também legal de consulta é o portal do MRE (Ministerio das Relações Exteriores):

www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar

Seguindo todos os cuidados, a receita do sucesso das férias da família está garantida 🙂

**Escrito por Fabiane Brandão, diretora da Pippa Tour, agência voltada para o lazer em famílias. Há mais de 15 anos presta consultoria de documentação de viagens para jovens intercambistas e viajantes independentes.

0 respostas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sua opinião é importante para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *